sábado, 6 de agosto de 2011

Conteúdo do Cargo

Como Evitar a Rotatividade de Funcionários - Parte 5


Por Flávio Fausto

A permanência na organização está relacionada ao valor atribuído pelo funcionário às tarefas que desempenha no cargo: se as valoriza, se sente orgulho, caso veja nelas identidade, significado e relevância então estará motivado a ficar na empresa.

Ao desempenhar tarefas desvalorizadas, com rotinização ou com metas pouco claras, ficará insatisfeito, entediado, frustrado e estimulado a abandonar a organização.

Enfim, ao fazer o que valoriza, o colaborador se identifica com a organização, como demonstram os funcionários da Sama, que foi considerada pela Revista Você/SA / Exame no ano de 2010, a quinta melhor empresa para se trabalhar:

Os números da pesquisa mostram isso. A nota que os funcionários dão para o quesito Identidade foi de 96,7, um dos mais altos do Guia. “Tenho orgulho da empresa. Nossos pais se aposentam aqui e nossos filhos são formados aqui”, diz um dos trabalhadores de nível operacional. “Se Deus quiser, meu filho vai trabalhar aqui também”, afirma um gerente. E de fato há famílias em que três gerações estão passando por lá. Frases como essas são muito comuns na Sama, além de histórias de filhos que crescem na companhia, saem da cidade para estudar e voltam porque sempre sonharam em trabalhar lá.

Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!


Fontes:

Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

REVISTA VOCÊ S/A / EXAME. AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR; EDITORA ABRIL, 2010. Mensal. Edição Especial de Setembro/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.