sábado, 7 de maio de 2011

Como Calcular a Rotatividade de Pessoal?

Por Flávio Fausto

O cálculo do Turnover varia de acordo com a utilização ou análise que faremos dele:

1. Para efeito de planejamento de RH, utiliza-se também a quantidade de funcionários admitidos num certo período, conforme a fórmula:
2. Quando é utilizado para analisar as causas dos desligamentos, não se leva em consideração o número de admitidos, conforme a fórmula abaixo:
3. Para calcular o índice de desligamentos ocorridos por iniciativa dos colaboradores, não se leva em consideração as saídas provocadas pela organização, conforme a fórmula:
4. E ainda, a rotatividade de pessoal pode ser calculada por áreas ou departamentos. Neste caso, leva-se em conta o número de funcionários vindos de transferência de outras áreas ou departamentos e os transferidos.

Como este Blog visa demonstrar as causas, consequências, custos e outros relacionados à rotatividade de pessoal, exemplificarei com a segunda opção, que segundo George Bohlander é a fórmula indicada pelo Ministério do Trabalho dos Estados Unidos para calcular o turnover.

Deste modo, se ocorrer 25 desligamentos durante o mês e a empresa tiver um total de 500 funcionários no mês, o índice de turnover será:
Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!


Fontes:

Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

Bohlander, George W. Administração de Recursos Humanos. 1. reimpr. da 1. ed. de 2003. Título original: Managing human resources. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.