sábado, 30 de abril de 2011

O que é Turnover?

Por Flávio Fausto

O Turnover ou Rotatividade de Pessoal, segundo George Bohlander:

“... refere-se simplesmente à saída de funcionários de uma empresa. É frequentemente citada como um dos fatores que contribuem para o fracasso das taxas de produtividade de funcionários nos Estados Unidos em comparação com as de concorrentes externos”.

A rotatividade está relacionada ao fluxo de admissões e desligamentos de pessoas nas organizações, ou seja, a entrada de novos colaboradores para compensar a saída de outros.

Os desligamentos podem ocorrer por:

• Iniciativa do colaborador: quando está insatisfeito com seu trabalho ou identificam uma oportunidade mais atrativa no mercado de trabalho etc.

• Iniciativa da organização: quando decide substituí-lo por outro mais adequado às suas exigências, para sanar problemas apresentados ou redução do número de colaboradores etc.

Na maioria das vezes, a rotatividade de pessoal é expressa através de indicadores mensais ou anuais que possibilitam comparações, com o objetivo de identificar diagnósticos, elaborar ações corretivas e planejar medidas preventivas.

A saída excessiva de empregados preocupa principalmente os executivos de RH, pois gera a necessidade de ampliar a busca de novos funcionários. Ou seja, para compensar os desligamentos são feitas admissões visando manter o nível de recursos humanos em quantidade suficiente para que o sistema continue em operação. O turnover pode ficar sem controle quando os desligamentos se tornam mais numerosos e se agrava quando os recursos humanos, no mercado de trabalho, estão escassos.

Segundo Idalberto Chiavenato:

“Em toda organização saudável ocorre um pequeno volume de entradas e saídas de recursos humanos, ocasionando uma rotatividade meramente vegetativa e de simples manutenção do sistema”.

Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!


Fontes:

Bohlander, George W. Administração de Recursos Humanos. 1. reimpr. da 1. ed. de 2003. Título original: Managing human resources. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.