sábado, 1 de outubro de 2011

Entrevista de Desligamento

Ferramentas de Controle do Turnover  - Parte 1


By Flávio Fausto

Existem ferramentas para identificar as Causas da Rotatividade de Pessoal, o que facilita a análise, mensuração e definição de ações para Controlar o Turnover. Glenio Silva explica que:

“O administrador de recursos humanos deve ser capaz de: diagnosticar a natureza e os prováveis determinantes do turnover em sua organização; estimar as prováveis consequências organizacionais positivas e negativas dos vários tipos de turnover; desenhar e implementar políticas, práticas e programas para um tratamento efetivo do fenômeno; avaliar a efetividade das mudanças; e antecipar futuras mudanças exigidas para o gerenciamento efetivo do turnover”.

Segundo Idalberto Chiavenato, a Entrevista de Desligamento tem sido a principal ferramenta no gerenciamento da Rotatividade de Pessoal. Há companhias que as usam apenas nos desligamentos por iniciativa do colaborador e outras em todas as saídas de empregados. É importante que essa entrevista seja realizada em todas as ocasiões, a fim de que os dados obtidos reflitam por completo os motivos do Turnover.

A Entrevista de Desligamento visa obter informações como:

  • Iniciativa do desligamento (empresa ou empregado)
  • Percepção do empregado sobre a organização
  • Opinião sobre o cargo que ocupava e a respeito das condições físicas de trabalho
  • Opinião sobre salário e benefícios da companhia
  • Percepção dele sobre oportunidade de crescimento profissional
  • Parecer sobre as oportunidades de emprego oferecidas no mercado de trabalho
  • Visão do colaborador a respeito da qualidade das relações interpessoais

Essas informações e outras de interesse da empresa são organizadas num formulário de entrevista de desligamento e as perguntas feitas são referentes à aspectos que os funcionários têm condições de opinar.

Em seguida os dados são tabulados por área, departamento, cargo, nível salarial ou outros, com o objetivo de localizar os problemas. O nível de aprofundamento dos relatórios e resultados depende das intenções da empresa.

As informações levantadas possibilitam a identificação dos motivos da Rotatividade de Pessoal, a avaliação das políticas de RH e a estruturação de ações.

Abaixo, um sistema que utiliza a Entrevista de Desligamento como base de novas estratégias de RH:


Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!
 
Fontes:


Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.