sábado, 30 de julho de 2011

Planejamento e Desenvolvimento de Carreira

Como Evitar a Rotatividade de Funcionários - Parte 4


Por Flávio Fausto

O turnover também está relacionado com as expectativas futuras do funcionário, as possibilidades de crescimento proporcionadas pela organização e a qualidade dos cargos existentes na empresa.

Segundo Glenio Silva:

“... a organização precisa prover aos indivíduos: informações acuradas sobre os possíveis níveis de carreira; um acurado feedback sobre seu potencial avaliado, em vários níveis da carreira; oportunidades de uma auto-avaliação válida; recompensações pelo auto-desenvolvimento; e oportunidades e programas de desenvolvimento”.

A organização precisa conhecer as expectativas e percepções dos colaboradores, para desenhar cargos de carreira que os estimulem a ocupá-los. Senão, mesmo satisfeitos no cargo atual, poderão sair por não considerarem atrativas as oportunidades de carreira ou preverem um desempenho insatisfatório no futuro.

O planejamento e desenvolvimento da carreira dos funcionários é uma excelente ferramenta para reter os empregados, como na Eurofarma, que foi considerada pela Revista Você/SA / Exame no ano de 2010, a oitava melhor empresa para se trabalhar:

Para crescer de forma estruturada, a Eurofarma investe – e muito – no desenvolvimento de seus profissionais. “Temos todo suporte para trabalhar e crescer aqui”, assegura um colaborador. Há, por exemplo, o subsídio para cursos técnicos, graduação, pós-graduação e MBA com bolsas de 40% a 80% para aqueles com, no mínimo, um ano de casa. Em 2010, foram utilizadas 167 bolsas. E a empresa privilegia o pessoal que mais precisa da ajuda de custo – quanto menor o salário, maior o subsídio.

Para líderes, há ações como a Academia de Liderança, que todo ano lança um treinamento com tema diferente. Em 2009, as atividades foram baseadas em jogos de negócios para trabalhar a visão e o planejamento estratégico. A atividade contabilizou um total de 1424 horas e envolveu a participação de 123 gestores. A novidade nessa área é a implantação do plano de sucessão. Em 2009, foi realizado um mapeamento dos potenciais talentos para ocupar postos-chave na Eurofarma e, agora, 50 profissionais estão agrupados no banco de dados e passam por um trabalho de Assessmt. Com isso, a farmacêutica pretende desenvolver mais pessoas capazes de ocupar cargos estratégicos.

Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!


Fontes:

Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

REVISTA VOCÊ S/A / EXAME. AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR; EDITORA ABRIL, 2010. Mensal. Edição Especial de Setembro/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.