domingo, 24 de julho de 2011

Liderança e Supervisão

Como Evitar a Rotatividade de Funcionários - Parte 3


Por Flávio Fausto

O supervisor imediato ocupa um papel importantíssimo no controle do turnover, como afirma Glenio Silva:

“Na medida em que o supervisor estabelece uma relação positiva com os empregados; demonstra considerações por eles; e cria um ambiente de apoio, o empregado pode tornar-se menos propenso a se desligar, devido à união pessoal com o supervisor”.

O Chefe pode provocar a saída do funcionário da organização, caso não se atente para alguns pontos:

1 - Elogiar o colaborador quando o mesmo apresenta um desempenho satisfatório ou diferenciado. Há supervisores que só se dirigem aos colaboradores para criticar, provocando insatisfação e o pensamento que ele somente é visto quando comete algum erro.

2- Criar condições para cumprimento das metas e tarefas, está relacionado à proporcionar os recursos necessários para que realizem o seu trabalho, eliminar barreiras para o seu desempenho, criar um ambiente de trabalho agradável fornecendo feedback, reconhecimento e recompensação. Se isso não ocorre, pode fortalecer a atitude incorreta de um mau funcionário e desestimular o bom funcionário por não ter condições adequadas para realizar seu trabalho.

3 - Auxiliar novos empregados na execução de suas tarefas fornecendo suporte e informações ligadas ao seu papel. Sem apoio, o novo colaborador pode apresentar grandes dificuldades de adaptação e deixar a empresa.

4 - Facilitar o desenvolvimento profissional do trabalhador, através de conversas francas sobre os pontos fortes e a melhorar, gerar oportunidades de desenvolvimento através de treinamentos, orientação sobre as perspectivas profissionais e de carreira, visando estabelecer uma ligação maior entre o colaborador e a empresa.

Os que exercem liderança necessitam fazer uma gestão de qualidade em suas equipes, essa é a base das conquistas da Whirlpool, avaliada pela Revista Você/SA / Exame no ano de 2010, a melhor empresa para se trabalhar:

Na campeã do ano, a Whirlpool, que no Brasil emprega mais de 15.000 funcionários, a liderança é o alicerce do sucesso. “O máximo do perfil de um líder é trabalhar todo dia para desenvolver gente melhor do que ele”, diz José Drummond Jr., presidente da companhia. O esforço consiste para atrair, formar e reter gente que tenha valores compatíveis com os da empresa. Essa obsessão em preparar a liderança, tanto quanto em buscar o primeiro lugar no segmento em que atua, explica o fato de a Whirlpool estar presente em todas as edições do anuário, desde sua criação pela Editora Abril, em 1997.

... o que conta não são apenas os resultados em si, mas os caminhos trilhados para cumpri-los. A maneira de trabalhar deve estar atrelada aos valores da companhia. Para alcançar os objetivos, é preciso saber se relacionar com a equipe, respeitar o time e agir com ética. E quem deve disseminar essa mensagem é a liderança. “O objetivo é que os líderes sejam multiplicadores dos nossos valores em cada uma das áreas”, explica Nathalie Tessier, diretora de serviços de recursos humanos.

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Fontes:

Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

REVISTA VOCÊ S/A / EXAME. AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR; EDITORA ABRIL, 2010. Mensal. Edição Especial de Setembro/2010.

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