domingo, 10 de julho de 2011

Eficiência no Recrutamento e Seleção

Como Evitar a Rotatividade de Funcionários - Parte 1
Por Flávio Fausto

O processo de entrada das pessoas nas organizações representa um momento importante no aumento da satisfação dos colaboradores e na redução do turnover.

Quando o recrutamento e a seleção são feitos de modo realista, deixando claros para as pessoas os valores, a cultura, as normas, políticas, práticas, condições de trabalho e compensações da organização, então se aumenta a possibilidade de encontrar colaboradores compatíveis com as necessidades da empresa.

O problema ocorre quando as informações passadas para os novos funcionários foram imprecisas ou incorretas e quando o processo de recrutamento e seleção não se atentou para os requisitos do cargo e da organização. Por isso, é indispensável aprimorar o processo de entrada das pessoas na empresa para diminuir a rotatividade de pessoal e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Esse aprimoramento requer a participação e conscientização da direção, gerência, coordenação e supervisão em geral para garantir a qualidade dos contratados como acontece na Coelce, que foi considerada pela Revista Você/SA / Exame no ano de 2010 como a nona melhor empresa para se trabalhar:

Já faz parte da rotina de muitos executivos serem avaliados pelo presidente da empresa antes de sua contratação. Mas na Companhia Energética do Ceará (Coelce) não precisa ser executivo para isso. “Minha tarefa é ver o brilho nos olhos dessa turma que quer fazer parte do nosso time e checar se o RH fez gol ou acertou na trave”, diz o presidente, Abel Alvez Rochinha. “Felizmente, o número de gols é muito maior.” É com essa política de buscar gente que se comprometa com seus valores que a Coelce conseguiu emplacar neste ano algumas conquistas, como o melhor índice de satisfação dos clientes do Brasil, medido pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, e o prêmio de melhor distribuidora de energia do país pelo segundo ano consecutivo.

Cadastre-se como Seguidor e recebe Updates! Confira as demais Postagens!


Fontes:

Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

REVISTA VOCÊ S/A / EXAME. AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR; EDITORA ABRIL, 2010. Mensal. Edição Especial de Setembro/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.