sábado, 27 de agosto de 2011

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

Teorias que explicam a Origem do Turnover - Parte 1


Por Flávio Fausto

Para Herzberg a insatisfação para trabalhar provém do ambiente externo e a motivação é resultado das tarefas exercidas no cargo. Ele fundamenta sua teoria em dois fatores: higiênicos e motivacionais.

1. Fatores Higiênicos:

• Relacionados ao ambiente externo, às condições que envolvem o indivíduo no trabalho, como: salário, benefícios, políticas da empresa, estilo de supervisão recebida, tipo de relação com os colegas, clima organizacional, oportunidades existentes, segurança na função, local de trabalho, conforto, etc.

• As organizações, tradicionalmente, utilizam esses fatores para buscar a motivação dos seus colaboradores. Contudo, para Herzberg, os fatores higiênicos são muito limitados, responsáveis por simplesmente evitar a insatisfação, mas não são capazes de influenciar duradouramente o comportamento dos funcionários e de elevar por muito tempo a satisfação deles. Por isso, são chamados de higiênicos, pelo seu caráter preventivo e para demonstrar que não são motivadores.

2. Fatores Motivacionais:

• Ligados às tarefas, aos compromissos e responsabilidades do conteúdo da função exercida pelo empregado. Esses fatores motivacionais são: liberdade para decidir e executar o trabalho, delegação de responsabilidade, utilização plena das competências pessoais, estabelecimento e acompanhamento de objetivos, simplificação das tarefas por ele mesmo, ampliação e enriquecimento pessoal do cargo, etc.

• Os fatores motivacionais tem capacidade de gerar e manter duradouramente a satisfação dos funcionários, elevar a produtividade e a excelência do trabalho.

• São considerados motivacionais por proporcionarem ao colaborador o sentimento de realização, identidade, significado, desafio, reconhecimento e orgulho. Isso é observável através do modo como o trabalho é realizado e a falta destes fatores gera a ausência de satisfação e motivação.

Ou seja, as organizações precisam atentar para a qualidade do ambiente externo e ao conteúdo do cargo, pois caso contrário, os funcionários ficarão insatisfeitos, desmotivados e isso poderá causar a saída deles da empresa.

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Fontes:

Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

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